segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Adotar é coisa séria!

ANTES DE ADOTAR, TEMOS QUE TER CERTEZA QUE PODEMOS DAR AO ANIMAL UMA VIDA MELHOR DO QUE ELE TINHA NAS RUAS... PARA ISSO, BUSQUEI NO SITE WWW.RESGATOS.COM ALGUMAS REGRINHAS BÁSICAS QUE EXPLICAM O QUE É A POSSE RESPONSÁVEL. AQUI ESTÃO ELAS:

• CASTRAÇÃO: Uma cirurgia simples, rápida e barata que só traz benefícios aos animais. A castração, ou esterilização, não mutila seu animal. Ela evita doenças fatais e deixa seu bichinho mais tranqüilo e carinhoso. Veja algumas vantagens:

- Ninhadas: milhares de animais são sacrificados por ano porque não há lares para todos. Deixando seu animal procriar, você estará contribuindo para essas mortes. Não é fácil conseguir um lar para todos os filhotes, e você nunca terá garantias de que serão bem tratados. Se quiser filhotes, visite um abrigo. Lá existem muitos filhotinhos lindos precisando de uma casa!

- Câncer e outras doenças fatais: quanto mais cedo for feita a esterilização, menores as chances de tumores nas fêmeas e de inflamação da próstata e testículos nos machos. Outro problema grave evitado pela castração é a piometra. Além disso, um animal sexualmente ativo tem grandes chances de contrair doenças como FIV, FELV e PIF, que são altamente contagiosas e fatais.

- Comportamento: xixi pela casa toda, miados insuportáveis, agitação, brigas e tentativas de fuga são comportamentos que acabam com a castração. Seu gatinho vai ficar mais tranqüilo pois não vai ter vontade de cruzar nem de disputar o território. Um gato castrado convive melhor com as pessoas e se adapta mais facilmente a outros animais.

• CRIAÇÃO INDOOR– milhares de gatos “livres” morrem envenenados e atropelados todos os anos por ter acesso à rua. A função do dono é proteger seu animal, para que ele possa viver por muitos anos em segurança, pois além de envenenamento, maus-tratos e atropelamento, gatos que têm acesso à rua sofrem graves riscos de contrair FIV, FELV e PIF em brigas e contato com outros gatos. Essas doenças são fatais, contagiosas e causam grande sofrimento para os bichanos.

A solução mais prática para esse problema é colocar telas nas janelas. Em apartamentos, elas são imprescindíveis, pois os gatos não acostumam com as janelas e podem cair em qualquer idade! Em casas as telas também são necessárias nas janelas ou muros.

Gatos que são mantidos dentro de casa não são animais infelizes. Pelo contrário: a média de vida de um gato com acesso à rua é de 3 anos e a de um animal mantido dentro de casa é de mais de 15 anos. Gatos castrados e criados indoor são os gatos mais felizes e saudáveis!

• ALIMENTAÇÃO – as rações de boa qualidade evitam problemas de saúde; assim seu gatinho terá vida mais longa e saudável e você evita gastos com medicamentos

• CUIDADO VETERINÁRIO – além das vacinas anuais, os gatos precisam de um check-up a cada seis meses. Independente disso, o gatinho deve ser levado ao veterinário ao menor sinal de que alguma coisa está errada (falta de apetite, prostração, irritação ou qualquer comportamento diferente). Diagnosticando os problemas precocemente, as chances de melhora são maiores e os gastos com remédios ou internação também diminuem consideravelmente.

• DOIS É MELHOR QUE UM – gatos são independentes, mas gostam muito de companhia. O ideal é que você tenha dois ou mais gatinhos, pois gatos sozinhos tendem a desenvolver comportamentos agressivos ou depressivos.

• SEU GATO É SUA RESPONSABILIDADE – pense muito bem antes de adotar um gatinho, pois com todos os cuidados, ele deve viver mais de 15 anos. Se, por algum motivo, não puder mais cuidar dele, não o leve para um abrigo ou para a rua, essas são as piores opções. Tente doa-lo para alguém que você saiba que cuidará bem dele.


+++ OU SEJA GENTE, CUIDAR DELES COM RESPONSABILIDADE, DAR COMIDA CERTA, LOCAL CERTO (VAMOS DAR UM BASTA A ESSA IDÉIA IDIOTA DE QUE GATO TEM SETE VIDAS E PERDER TODAS ELAS EM JANELAS SEM REDES) E TER UM VETERINÁRIO DE CONFIANÇA... ELES PRECISAM E MERECEM ISSO. E TODOS GANHAM NO FINAL! +++

Nenhum comentário: