quarta-feira, 11 de março de 2009

Bombaim

Carinho dentro de casa

O Bombaim é um gato carinhoso, caseiro e que se dá bem com crianças. Além disso, essa raça de pelagem curta e negra não requer muitos cuidados, apenas um banho por semana, pêlos escovados, consultas ao veterinário e vacinas, como toda raça de animais domésticos necessita.
Apesar do carinho que demonstra, o Bombaim costuma ser um gato possessivo em relação ao seu dono. Mesmo com dificuldade em viver sozinho, geralmente é paciente com os cães, mas nem sempre suporta a companhia de outros felinos.
Considerado o gato mais dócil do mundo, o Bombaim se apresenta com um corpo médio e musculoso, pesando mais do que aparenta, sua cabeça é redonda e suas orelhas têm as pontas arredondadas. O pêlo é negro e de fácil manutenção, sendo muito macio ao toque.
Além de carinhoso, esse “black cat” é calmo, corajoso e paciente; ideal para quem mora em apartamentos e tem bebês no ambiente. Apesar das qualidades, muita gente evita ter um gato preto em casa, pela superstição que envolve essa espécie. O Bombaim é extremamente ligado às crenças devido à sua cor.
Desenvolvido através da combinação de um Birmanês Sable e de um Pêlo Curto Americano preto, o Bombaim demorou mais de 30 anos para surgir.

Origem e História

A origem dessa raça começou quando a americana Nikki Horner decidiu criar um felino que fosse uma pantera negra em miniatura.
Após tentativas com gatos pretos de rua e resultados frustrados quanto à aparência, Nikki resolveu mudar as raças primitivas e usou um American Shorthairs preto como fêmea e um Burmese como macho. Desse acasalamento nasceram quatro gatinhos no dia 2 de janeiro de 1966. Nos cinco anos seguintes ela continuou o processo entre as duas raças até fixar uma espécie.
Com o nome escolhido para homenagear a Índia, região da pantera negra, o Bombaim foi registrado no dia 14 de junho de 1970 no Cat Fanciers Association (CFA). Apesar de reconhecido pelo americano, a raça felina não teve reconhecimento universal. A GCCF o coloca no grupo asiático por causa de sua semelhança com o Birmanês.


Nenhum comentário: