sexta-feira, 20 de março de 2009

Gato Maracajá não é uma onça!!!!!!!!!


O Gato Maracajá é um felino nativo de América Central e América do Sul. Sua principal característica é possuir uma cauda mais longa do que seus membros posteriores. Semelhante a uma onça, seus pelos são amarelo-escuros nas partes superiores e na parte externa dos membros. Tem manchas sob a forma de rosetas com uma região central amarela, por todo o corpo, da cabeça à cauda.
Dentro de suas habilidades, este felino pode caminhar nas pontas dos galhos dos arbustos. Também possui grande capacidade de salto e suas garras são proporcionalmente mais longas do que as da Jaguatirica, uma outra espécie de felino.
Podendo ser encontrado com mais frequência na Floresta Amazônica, o Maracajá tem uma gestação que dura entre 81 e 84 dias e sua expectativa de vida é de 13 anos. Tem capacidade de virar em 180 graus as articulações do tornozelo, o que o possibilita transitar com facilidade entre troncos e árvores. Seus hábitos são noturnos e alimenta-se de pequenos roedores e aves, que caça nas árvores.
O Gato Maracajá foi bastante caçado e afetado pela destruição das matas, mas adaptou-se a certas plantações, havendo registro de exemplares vivendo em coqueirais e cafezais. Tem de 42 a 62 cm de comprimento, chegando a 48 cm de altura. Seu peso varia de 2 kg a 6 kg, com a cauda de 33 a 51 cm.

Nenhum comentário: