quarta-feira, 11 de março de 2009

Himalaio (Pêlo Longo Colourpoint)

Um gato de patas coloridas

O Pêlo Longo Colourpoint também é conhecido na América do Norte como Himalaio. A coloração escura nas pontas é vista em outros animais himalaios, como coelhos, e resulta do gene himalaio.

O Himalaio é um gato muito tranqüilo, dócil, amigo e de uma fidelidade canina com os donos. Curioso e brincalhão, vive feliz dentro de casa.

As cores são diversas e variam entre os Point azul, Point azul-creme, Point azul-creme-rajado, Point chocolate, Point chocolate rajado, Point creme, Point lilás, Point lilás creme, Point lilás rajado, Point vermelho rajado e Seal Point. A máscara tende a ser mais extensa nos machos do que nas fêmeas.

Este gato tem o corpo atarracado e o temperamento sereno do Persa. O Pêlo Longo Colourpoint faz qualquer esforço para ficar perto dos donos. Dorme mal acomodado só para ficar junto de quem gosta. Mia e pede carinho quando não recebe o que merece.

Origem e História

O Pêlo Longo Colourpoint foi desenvolvido originalmente na década de 1920, para estudo científico, por um geneticista sueco chamado Dr. Tjebbes. Ele é resultado do cruzamento entre Siameses, Sagrados da Birmânia e Persas.

Nenhum comentário: