quarta-feira, 11 de março de 2009

Peterbald

Possui uma pele elástica

Gracioso e muito inteligente. Assim é o Peterbald, raça de gatos do tipo oriental que em muito se parecem com os hairless, embora não seja um. É considerada uma raça calma e consegue morar em uma casa ou apartamento pequenos. Ao contrário de outros gatos, o Peterbald ama o seu dono e não tem grandes preocupações em fazer amizades com outras pessoas. É um gato muito saudável, apresenta ossos finos, corpo e pés alongados. Sua pele possui uma característica importante: é delicada e ao mesmo tempo elástica, permitindo grandes movimentações. Em algumas regiões ela é enrugada. Sua cauda é bem longa e forte. Alguns locais de seu corpo existem pelos encaracolados e nessas regiões existe uma pigmentação diferenciada do resto do corpo.

Origem e História

Acredita-se que essa raça tenha começado sua história em São Petersburgo. No início ela foi chamada de Don Sphynx. Porém, pouco tempo depois percebeu-se que as raças em nada se pareciam. Em seguida, seu nome foi mudado para Don Hairless. Entretanto, em 1993 foi reproduzida uma nova linhagem com características semelhantes, porém uma nova raça havia sido unida a inicial. Daí então é que esses gatos hairless, com pelos encaracolados, passaram a ser conhecidos como Peterbald.

3 comentários:

gatilanges disse...

Oi Edson

Eu não sei onde o texto foi retirado, mas a informações estão um pouco confusas e até errôneas: o Peterbald é uma raça de gato, reconhecida pela TICA, WCF e FIFe (reconhecimento preliminar).
Sua origem se deu através de cruzamentos entre Don Sphynx (Donskoy) e Orientais, dando origem a uma nova raça - portanto o gato tem o aspecto físico do Oriental, porém com pouco ou nenhum pêlo.
É a terceira raça de gatos "hairless", ou seja, sem pêlos, reconhecida (e trabalhada), sendo que a primeira foi o Sphynx Canadense (na décadade 60) e a segunda, o Don Sphynx (que são os gatos que eu crio).

abraços!
Renata Garcia

www.gatilanges.com/donsphynx.htm

Edson Berti disse...

Oi Renata, recebi o texto do seguinte site:
http://www.petfriends.com.br/enciclopedia/ra%C3%A7as_gatos/gatos_enciclopedia_peterbald.htm

Se está incorreto, vou pesquisar em outros sites para corrigir as informações incorretas.

Muito obrigado pela dica.
Um abração,
Edson

gatilanges disse...

Legal Edson! Eu vou escrever para eles, mandar algum material que tenho, quem sabe eles não modificam?
abraços!!!