quarta-feira, 11 de março de 2009

Scottish Fold

Um gato de orelhas caídas

Este gato rechonchudo e muito dócil tem uma característica bastante exótica: suas orelhas são dobradas em direção aos olhos. O Scottish Fold é a única raça felina que possui esta aparência tornando-se assim um gato interessante e gracioso. Duas semanas são necessárias para que as orelhas de um filhote comecem a ficar dobradas.

São companheiros ideais, tolerantes com outros pets e extremamente agradáveis. Possuem atividade média, nem muito agitados nem muito pacatos. Brincam entre si, andam por toda a casa e depois deitam e descansam.


O Scottish Fold praticamente não mia, somente quando está no cio. Sua coloração é azul podendo variar de tons mais claros aos mais escuros, sempre contrastando com áreas brancas da pelagem. O pêlo azul pode ficar levemente marrom antes de uma muda.


Origem e História

Em 1951, apareceu um filhote com orelhas dobradas numa ninhada que nasceu de uma gata de fazenda. Originários das cercanias de Coupar Angus, na Escócia, esses gatos tornaram-se desde então conhecidos como Scottish Folds ("Pregas Escocesas"). A gata original, chamada Susie, deu à luz um outro filhote branco, também de orelhas dobradas. Foi então que um pastor local, chamado William Ross, decidiu estabelecer toda uma nova raça com as características orelhas dobradas. Começou com esse filhote, que foi chamado Snooks.

Durante os primeiros dias de desenvolvimento da espécie, nos anos de 1850, os cruzamentos foram realizados com outros pêlos curtos sem pedigree e só mais tarde foram introduzidos os pêlos curtos Ingleses para ajudar a desenvolver a linhagem Scottish Fold.

Nenhum comentário: