terça-feira, 13 de outubro de 2009

Alergia: como lidar na presença de felinos?

Os gatos geralmente causam alergias de tão limpos que são, pois o maior alérgeno do gato doméstico é produzido exatamente pela saliva e glândulas sebáceas da pele. Sua limpeza constante faz com que esse alérgeno se espalhe pelo pelo e, quando seca, se descama com o menor movimento. Além disso, os alérgenos do gato são tão grudentos como fita adesiva e aderem em roupas, tapetes e móveis.

Por serem transportáveis, esses alérgenos podem ser encontrados em lugares onde o gato nunca esteve: carros, escritórios, aviões e até mesmo banheiras. Os cães também podem causar alergias, mas os gatos, pelo hábito de se lamberem, estão mais propensos.

Apesar dos problemas que um bichano possa trazer a uma pessoa alérgica, sempre há meios de tê-los sem afetar a saúde do dono.

Como a causa da alergia está a saliva, é aconselhável consultar o veterinário que cuida do seu pet e perguntar se há algum problema em lhe dar banhos semanais. Se for possível, é o primeiro passo para controlar o problema.

Outro fator é a escovação. Faça isso diariamente, passando lenço úmido, próprio para gatos, no pelo, antes de escová-lo. Depois de escovar, lave a escova com água e sabão e deixe-a secar.

Evite que o gato tenha acesso a áreas externas da casa. Quando passeia em áreas externas, sempre corre o risco de trazer mais alérgenos do ar, como pólen, poeira, germes de mofo etc.

Além disso, sempre que limpar a casa evite espanadores e panos secos. Utilize pano úmido e passe aspirador diariamente, com atenção especial em rodapés. Não é recomendável que use tapetes e cortinas em casa; mas, na impossibilidade de não tê-los, devem ser lavados semanalmente. Os cobertores devem ser de tecido sintético, antialérgicos, laváveis ou revestidos com tecidos com essas características. Edredons são mais aconselháveis.

Compre uma cama para o bichano que seja feita de material emborrachado e lave-a uma vez por semana. E tente evitar o uso de ar-condicionado, arejando o lugar sem correntes de ar.

Nenhum comentário: