quarta-feira, 11 de março de 2009

Chartreux

Calado e muito calmo

O gato Chartreux é uma excelente companhia. É um gato calado, faz ronron, mas raramente mia. É uma surpresa quando se está esperando um forte miado e se ouve apenas uma voz minúscula. Calmo e tolerante, é extremamente dedicado à vida familiar e se adapta facilmente a qualquer situação, inclusive viagens.

Este gato precisa de bastante espaço para se exercitar. Adora ser manipulado desde uma simples escovação até longas carícias pela sua pelagem. Um Chartreux aprende seu nome depressa o que contribui para o seu comportamento social.

Sua pelagem curta, como lã, é macia e luxuosa. A coloração é cinza-azulada e pode variar entre cinza e o cinzento-azulado. O brilho do pêlo é percebido através das pontas prateadas. De físico sinuoso, porém musculoso, o Chartreux é uma gloriosa criatura.

Origem e História

A história do Chartreux parece uma lenda. Dizem que o Chartreux viveu e recebeu esse nome dos monges Carthusian da França e talvez tenha compartilhado com eles o famoso licor de Chartreuse. Porém, uma recente pesquisa indica que por causa da aparência de lã da sua pelagem, ele recebeu o mesmo nome de uma lã espanhola muito conhecida no princípio do século XVIII.

A presença desta raça de gato já era documentada desde o século XVI, e era reconhecida por sua textura e cor de pelagem sem igual. O Chartreux com toda a sua vitalidade nativa e inteligência, teve a raça adotada pela França.

Costumava ser criado por causa de seu incomparável pêlo aveludado, o que o fazia alcançar um preço elevado. Na década de 1920, porém, a raça diminuiu numericamente; sobreviveu graças aos esforços de duas freiras atraídas pelos gatos cinzas-azulados vagando pelos terrenos do hospital Belle-Ile-sur-Mer. Esses gatos formaram o núcleo de seu programa de criação. Subseqüentes cruzamentos de gatos azuis com ou sem pedigree, e especialmente Pêlos Curtos Ingleses, refinaram a tradicional raça francesa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá sou de penafiel,esses gatos são ums amores.
Até eu gostava de adoptar um gato chartreux,mas só vejo a venda deles,que são muito caros .
Tenho mesmo pena ,porque tenho uma paixão enorme por estes gatos.


Xau até um dia destes pessoal