O gato de pernas curtas
Esse é considerado o único animal com essa característica. Suas pernas apresentam cerca de um terço do tamanho normal de um gato. Ganhou inclusive o apelido de gato basset pelas semelhanças com a raça de cachorro que possui as mesmas peculiaridades que esse felino com patas curtas e costas compridas.
Ele é bastante indicado para a vida em apartamento. Alguns criadores apontam que as pernas curtas dificultam o animal em pular de janelas e sacadas, fazendo com que ele possa ser criado com maior segurança. Apesar das patas curtinhas, eles conseguem correr e pular da mesma forma que outras raças, porém, não pulam tão alto quanto outros bichos.
Tem um temperamento dócil e brincalhão, não dispensando nenhuma brincadeira. Alguns exemplares dessa raça podem apresentar desarmonia com o formato da cabeça em relação ao corpo. Além disso, podem sofrer com as pernas curvadas.
São encontrados em diversas variedades de cores. Apresentam porte médio e são animais bem mais leves que os de outras raças, pesam em média entre 2 a 4 quilos.
Quando esse animal tenta ver ou pegar alguma coisa que está fora de seu alcance, é comum vê-lo sentado nas patas traseiras e deixando as dianteiras levantadas, da mesma forma como faz um coelho, hamster e o canguru.
Essa raça é tida como nova, apesar de gatos com patas curtas terem sido vistos desde as décadas de 30 na Inglaterra e de 50 na antiga União Soviética, seus estudos desapareceram após a Segunda Guerra Mundial.
Porém, apenas recentemente no início da década de 80 em Louisiana, nos Estados Unidos, que os Munchkin começaram a ser observados com maior atenção.
Vendo que duas gatas estavam sendo perseguidas por um Pitt Bull, a professora Sandra Hochenedel levou-as para casa e cuidou delas. Percebeu que além de estarem grávidas, as duas apresentavam pernas muito curtas, bem diferente de outros animais. A raça ainda é considerada um acaso da natureza sem saber exatamente a sua real origem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário