quarta-feira, 11 de março de 2009

Norueguês da Floresta

Um gato muito resistente ao frio

Chamado popularmente na Noruega, sua terra natal, como Norsk Skaukatt, o gato Norueguês da Floresta ou gato dos Bosques da Noruega vive muito bem durante os períodos de rigoroso inverno sendo bastante resistente, pois ele possui uma longa e grossa pelagem que repele a água e protege contra as baixas temperaturas.
Acredita-se que essa raça seja de origem selvagem e ainda hoje existem nas florestas da Suécia, Noruega e Dinamarca. Atualmente os nomes oficiais da raça são: Norsk Skogkatt, Norwegian Forest Cat e Norwegische Waldkatze.
Pelo fato de ser muito independente pode não se dar muito bem em ambientes fechados e totalmente urbanos. O norueguês da floresta é muito sociável com o restante dos animais do seu ambiente e sente grande necessidade de ficar ao ar livre. O ideal é mantê-los em locais com bastante espaço para que eles possam se exercitar. Geralmente, esse gato é muito reservado, mas é muito amigo e delicado.
Até a metade do século XX não era conhecido pelos outros países tirando a Noruega e ficou restrito apenas às fronteiras desse país. Apesar disso, começou a ser difundido por outros países e conseguiu lugar de destaque em feiras e exposições.
Essa raça pode ser encontrada com pelo de todas as cores. Seus exemplares podem chegar a pesar entre 8 a 12 quilos. Sua estrutura óssea é muito forte com pernas e patas muito grossas. Seus olhos são ovais também sendo apresentados em todas as cores. O grande destaque fica para a sua cabeça com um nariz alongado coberto por pelos da mesma cor do seu corpo.



Origem e História

Provavelmente, essa raça possui em seus antepassados uma mistura entre os gatos de pelo curto vindos da Inglaterra e trazidos pelos vikings e as raças de gatos de pelo comprido.
Existem relatos do Norueguês da Floresta em um livro de crianças de 1912 e um desenho de 1910, mas ele é muito mais antigo do que essas datas. Foi reconhecido na Noruega em 1930 e apresentado pela primeira vez em 1938 em uma exposição.
Nos últimos anos sua exportação foi permitida e foram criadas linhas consideradas puras dessa raça.

Nenhum comentário: