Um gato pomposo e brincalhão
O Somali é um gato luxuoso de olhos amendoados, muito brilhantes e expressivos. Suas orelhas são grandes, pontudas e alertas. O corpo dele é gracioso e flexível, o que o torna ativo e brincalhão.
Quando parado, o Somali dá a impressão de estar na ponta dos pés. Está sempre em movimento pois adora se divertir com seu dono e com seus brinquedinhos. Para ele, dormir serve somente para recuperar as energias gastas durante suas peripécias.
A pelagem do Somali é semilonga, exceto nos ombros, com pêlos duplos, finos e macios ao toque. Mesmo apresentando pêlo semilongo, não há necessidade de escovação diária. Uma boa escovação de duas a três vezes por semana é o suficiente para eliminar os pêlos mortos.
Curiosidade faz parte da sua rotina. Não fica sem vasculhar armários e locais fechados. É extremamente sociável, observa os estranhos mas logo fica à vontade. O Somali é afetuoso e não costuma eleger o dono preferido dentro da família. Demonstra carinho por todos que retribuam afeto a ele. Pode até brincar com cachorros e aves desde que sejam companheiros da mesma casa.
Origem e história

O fato de George ter pedigree e ser discriminado pela sua pelagem incomodou Evelyn no qual decidiu descobrir os antepassados

Sua suspeita se confirmou após repetir o acasalamento nasceram três filhotes de pelagem alongada. O próximo passo foi buscar as condições necessárias para reconhecimento da nova raça. Seu pior obstáculo foi convencer os donos dos Abissínios pêlo longo aparecerem, já que havia discriminação a eles. O primeiro apareceu depois de um ano de pesquisa e pertencia a Don Richings, do Canadá. Em 1972 Evelyn obteve o primeiro reconhecimento da raça pela extinta National Cat Fancier´s Association e finalmente neste mesmo ano, funda o Somali Cat Club of América, entidade que hoje reúne 2000 associados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário