quarta-feira, 11 de março de 2009

Tonquinês

Um gato ativo e afetuoso

O Tonquinês é uma raça de gato que possui temperamento afetuoso e curioso. Seu tipo físico é musculoso e elegante. O pêlo é curto, sedoso e aderente, com pernas e cauda longas.

Os olhos são da cor azul acqua ou verde turquesa. Amistoso, sociável e inteligente, o Tonquinês está conquistando cada vez mais adeptos e admiradores, embora ainda não seja totalmente reconhecido.

Origem e História

Existem provas sugerindo que o primeiro Tonquinês visto no Ocidente foi realmente aceito como o fundador da linhagem Burmese. Existe certamente uma estreita relação entre o Tonquinês e o Birmanês, sendo o primeiro aceito como um híbrido birmanês X siamês.

Na década de 1960, durante o desenvolvimento inicial dos tonquineses, eles tornaram-se conhecidos como os siameses dourados porque tinham a característica coloração sépia-bronze-dourado dos Burmese contrabalançada pela padronagem point dos Siameses. O Tonquinês foi reconhecido primeiro no Canadá, e mais tarde nos Estados Unidos, em 1972.

O primeiro exemplar documentado no Ocidente foi uma gata chamada Wong Mau, da qual descendem os modernos birmaneses. Algumas associações não aceitam esta raça, alegando tratar-se de um híbrido de siameses e birmaneses.

Nenhum comentário: